2025-04-07, segunda-feira, 18h00:

Apresentação por Joaquim Magalhães de Castro da "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto

 

 

 

 

 

 

 

Palavras do editor, António Sá Gué:


Apresentação por Joaquim Magalhães de Castro:


Debate:


Sinopse:

A Peregrinação é uma narrativa descritiva, dinâmica e colorida da presença portuguesa no Oriente. Inigualável na forma como conta as histórias que ele próprio vivenciou, Fernão Mendes Pinto consegue, como poucos, transportar o leitor para uma dimensão que é, simultaneamente, épica, trágica, burlesca, satírica, enigmática... Ao mesmo tempo que fornece informações importantes sobre a história e a geografia de outras civilizações, o autor relata também episódios de pura crueldade, tecendo duras críticas à atuação dos portugueses naquelas paragens e à desmesurada ganância dos homens.

 

Biografia do Autor:

 Fernão Mendes Pinto (1510?-1583?) nasceu em Montemor-o-Velho e morreu em Almada.

Na sua vida recheada de atribulações, conheceu inúmeras condições: foi rico e pobre, escravo e mercador, agente de soberanos... Percorreu os inúmeros reinos do sudeste asiático, da China e do Japão, de que deixou descrições de enorme riqueza, contendo relatos vívidos dos povos, das línguas e das terras por onde passou. Um dos traços que fazem de Fernão Mendes Pinto um caso singular na literatura portuguesa é o respeito pela grandiosidade e riqueza das civilizações que observou.

 

Biografia do Ilustrador:

Nuno Mendanha é natural de Forjães, Esposende. É mestre em Ilustração e Animação, pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), e licenciado em Escultura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Além das suas obras individuais, participa regularmente em várias exposições coletivas, tendo obtido alguns prémios e distinções. Exerce funções docentes desde 1999. Para além de murais em azulejo, tem, em espaços públicos, várias esculturas de bronze, criadas em parceria com o pai e a irmã (Família Mendanha). De realçar o Homo-Viator (Barcelos), o Homem do Mar (ilha da Madeira), Dom Afonso Henriques (Brasil) e o monumento a Fabrice Miguet (França).

 

 

 

Bio-Bibliografia de Joaquim Magalhães de Castro: Descarregar ficheiro.

 

 

 


 

LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS