|
2025-06-28, sábado, 16h00: Lançamento de livros de Pedro Martins e homenagem a Moisés Espírito Santo Sessão moderada por Francisco Soares |
|
|
|
|
|
|
|
Palavras do professor Francisco Soares: A Heresia Portuguesa – Da Inquisição à Revolução: o País Subterrâneo (Zéfiro, 2024) por Luiz Pires dos Reys Israel, Minha Vaga Estrela – François Truffaut, Cineasta Marrano (Zéfiro, 2025) por Risoleta C. Pinto Pedro
- Homenagem ao Professor Moisés Espírito Santo por Alexandre Teixeira Mendes
SINOPSES dos LIVROS |
|
|
|
A Heresia Portuguesa – Da Inquisição à Revolução: o País Subterrâneo Neste seu estudo crítico e hermenêutico, Pedro Martins rasga trilhos e cruza saberes, refutando as falácias integrais e exclusivistas que, das páginas apressadas de um Eduardo Lourenço aos epígonos do fanatismo autoritário, supostamente definiriam Portugal. A recusa da divindade de Jesus, cerne do culto e da cultura portuguesas, revela uma marca genética, radicada na essência judaica do primitivo cristianismo, de que o priscilianismo constituiu apenas o primeiro avatar lusitano. Com a sua costumada audácia, o autor, de uma perspectiva diacrónica que nos evoca a História Secreta de Portugal de António Telmo, mostra como o marranismo potenciou um movimento vincadamente iniciático que só com o 25 de Abril recebeu, enfim, a sua carta de alforria, propondo também novas leituras de Camões, Rodrigues Lobo, a Academia dos Singulares, António José da Silva, Pascoaes, Agostinho da Silva e Álvaro Ribeiro.
|
|
|
|
Israel, Minha Vaga Estrela – François Truffaut, Cineasta Marrano Neste seu novo ensaio, Pedro Martins opera uma hermenêutica diegético-simbólica da obra cinematográfica do realizador de Les Quatre Cents Coups, filho biológico do baionês Roland Lévy, descendente de cristãos-novos portugueses que se haviam refugiado em França no século XVII. À luz dos mais modernos estudos sobre o marranismo e de outros domínios do conhecimento como a psicanálise de Freud, a ciência das religiões, a filosofia e o esoterismo, e em diálogo com os mais reputados especialistas da obra de Truffaut e com a literatura francesa contemporânea, onde se destaca a figura de Pierre Assouline, o autor rasga uma perspectiva inovadora e ousada sobre o corifeu da “Nouvelle Vague”.
|
|
|
|
NOTAS BIOGRÁFICAS Pedro Martins nasceu em Lisboa, em 1971. Conviveu com o filósofo António Telmo, de quem é um seguidor. É autor dos livros O Anjo e a Sombra: Teixeira de Pascoaes e a Filosofia Portuguesa (2007); O Céu e o Quadrante: desocultação de Álvaro Ribeiro (2008); O Segredo do Grão Vasco: de Coimbra a Viseu, o 515 de Dante (2011); Teoria Nova da Saudade (2013); Agostinho da Silva em Sesimbra (em colaboração com António Reis Marques, 2014: 2.ª edição, revista e muito aumentada, 2017); Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo (em colaboração com João Ferreira e Rui Lopo, 2014); Um António Telmo: Marranismo, Kabbalah e Maçonaria (2015); António Quadros e António Telmo – Epistolário e Estudos Complementares (em colaboração com Mafalda Ferro e Rui Lopo, 2015); A Liberdade Guiando o Povo – Uma Aproximação a Agostinho da Silva (2016); Agostinho da Silva – A Última Entrevista de Imprensa (em colaboração com António Ladeira e José Pedro Guerreiro Xavier, 2016); Uma Vida de Herói – Morte e Transfiguração de Jaime Cortesão (2018); Deste Lado do Mar de Sesimbra (2022); A Glória da Invenção – Uma Aproximação ao Pensamento Iniciático de António Telmo (em colaboração com Risoleta C. Pinto Pedro, 2023); A Heresia Portuguesa – Da Inquisição à Revolução: O País Subterrâneo (2024); Israel, Minha Vaga Estrela – François Truffaut, Cineasta Marrano (2025). Em 2020, posfaciou as primeiras edições completas de Vida Conversável de Agostinho da Silva com Henryk Siewierski, e de Portugal, Razão e Mistério – A trilogia, de António Quadros. Colabora na revista A Ideia. Fundador do Projecto António Telmo. Vida e Obra, integra a coordenação editorial das Obras Completas de António Telmo e a direcção da Colecção Thomé Nathanael – Estudos sobre António Telmo. É membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros. Integrou a Comissão Científica das Comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage. Tem participado, como orador, em encontros científicos nacionais e internacionais dedicados a figuras como Cervantes, Verney, Bocage, Sampaio Bruno, Teixeira de Pascoaes, Sebastião da Gama, Agostinho da Silva, António Quadros e Miguel Real, e a temas como a Maçonaria, a Saudade, o Espírito Santo, o Futurismo ou a historiografia e a hermenêutica da Filosofia Luso-Brasileira ou a Filosofia da História.
Risoleta C. Pinto Pedro, nascida em Elvas (S. Vicente e Ventosa), e tendo vivido no Alentejo até aos dois anos (Santa Eulália), é autora de romance, novela, conto, poesia, teatro, ensaio, crónica periodística e radiofónica, conto infantil e libreto nas modalidades de ópera, canção, cantata, musical. Colabora como cronista com a UNICEPE, na página electrónica desta, desde Abril de 2005. Tem larga experiência em escrita para dança e mais de vinte obras publicadas a solo, para além de colaboração em revistas, catálogos, colectâneas. Na ficção, os Prémios: Revelação APE/IPBL com O Aniversário, 1994; e Ferreira de Castro com A Criança Suspensa, CM Sintra, 1995. Duas vezes distinguida na poesia pela Sociedade da Língua Portuguesa. Artigos e conferências sobre a revista Seara Nova, e as obras de: Fernando Pessoa, Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Sebastião da Gama, Bocage, Jaime Salazar Sampaio, Pedro Martins, Agostinho da Silva, António Quadros e António Telmo. Publicou dois livros de ensaio: A Literatura de Agostinho da Silva, essa alegre inquietação (2016) e António Telmo-Literatura e Iniciação (2018), na Zéfiro. Escreve para diversos periódicos. Saíram, pela editora Sem Nome, poesia: Cantarolares, um Sabor Azul (crianças) (2017), Ávida Vida (2018), e novela: A Vontade de Alão (2019), Meia Bola e Graça (2022) e Painéis Solares (2024), este último tendo tido uma apresentação na UNICEPE. Ainda As Cinco Estações e Kronos inVersus (poesia, 2023). Na ficção para crianças, a convite, escreveu O Mistério da Senhora das Areias e Pedro Ferreiro, o Besteiro do Rei (CM Ferreira do Zêzere, Fundação Maria Dias Ferreira, 2022). Em Maio de 2023, A Glória da Invenção, uma Aproximação ao Pensamento Iniciático de António Telmo, em co-autoria com Pedro Martins. Em Maio de 2024 realizaram-se cinco espectáculos de ópera com música de Vítor Rua para o seu libreto A Evolução dos Cravos, criado a convite do maestro Jorge Salgueiro e Associação Setúbal Voz, projecto apoiado pela Direcção Geral das Artes e pela Presidência da República. Em Setembro de 2024, intervenção no Simpósio de homenagem a “Daniel Pires, mestre de investigadores”, na Biblioteca Nacional e em Fevereiro de 2025 a reposição do musical juvenil Kate e o Skate, no Teatro Luísa Todi, em Setúbal.
Luiz Pires dos Reys – Poeta. Editor das Edições semnome (https://edicoessemnome.pt, www.facebook.com/edicoessemnome). Editor gráfico da revista cultural A Ideia - Revista de Cultura Libertária * Página Issuu: http://issuu.com/aideia. Diretor de arte da revista cultural ENTRE * Página Scribd: http://pt.scribd.com/RevistaEntre
Alexandre Teixeira Mendes (Refojos, Cabeceiras de Basto) - Estudou nas Universidades do Porto e Católica de Braga. É autor de vários livros de poesia e ensaios de teor literário-poético e notações de encalço filosófico. Foi jornalista e é membro da Society for Crypto-Judaic Studies e do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Os seus trabalhos incidem sobre a poética e a filosofia portuguesa, o pathos da visão esotérica e do "enjeu" marrano português. No prelo encontra-se o livro Do parco e do inexcedido - notações cripto philo sóficas (Edições Sem Nome) e um ensaio consagrado a António Telmo.
Francisco Soares - Poeta, investigador, ensaísta, fotógrafo amador (https://sovisto.xn--svisto-bxa.com/). FLUP-CITCEM-Universidade do Porto. Último livro publicado: Pedro Félix Machado: Literatura angolana no fim do século XIX (https://www.amazon.com/Pedro-F%C3%A9lix-Machado-literatura-Portuguese-ebook/dp/B0CW18NM6Y?asin=B0CW18NM6Y&revisionId=cdc2d4e5&format=3&depth=1)
|
|
|
LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS