2025-07-02, quarta-feira, 18h00:

Apresentação do livro «A Erudição da Maldade - uma história de assédio sexual», de Eunice Cabral

 

 

 

 

Palavras do editor, Rui Magalhães:


Palavras da Autora:


Debate (excertos):


Sinopse do romance (Eunice Cabral)

Numa cidade britânica, uma jovem mulher portuguesa desempenha as funções de leitora de português numa universidade. Aí, trabalha com um professor português, seu supervisor também, com quem planeia redigir e defender um doutoramento em Letras, que lhe permitirá ingressar no ensino superior em Portugal.

Esta relação de trabalho vem a revelar-se um jogo de espelhos, ao pôr em evidência episódios de assédio sexual e moral, que levarão a uma progressiva retracção profissional e, até, já de regresso a Portugal, à expulsão da profissão.

Num tom desassombrado e, por vezes, meramente factual, esta história é narrada pela protagonista numa primeira parte. Numa segunda, é o abusador que toma a palavra, explicando-se. Numa terceira parte, sob a forma de uma carta ou email anónimo, uma antiga colega da protagonista comenta os factos de modo hostil e nada solidário em relação à situação de abuso sobre a qual circulam rumores.

A primeira parte, marcadamente autobiográfica, está dividida em três capítulos, que correspondem, grosso modo e respectivamente, ao antes, durante e depois da estadia na cidade britânica. A segunda e a terceira partes são puramente ficcionadas.

É uma narrativa que explora temas e cenários variados, não se esgotando na questão do abuso em ambiente académico. Por esta razão, converge com o movimento #MeToo e, ao concretizar situações e personagens, torna-a específica de um determinado contexto cultural e social, que é abordado a partir de vários pontos de vista.

 

Nota: Escrevo de acordo com a antiga ortografia mas não tenho nenhuma posição antagónica em relação ao Acordo Ortográfico.

 

                                                                                                                     Eunice Cabral

 

 

 

 

Breve biografia da autora (Eunice Cabral)

 

. Romances:

«O Azul Deserto da Tarde», Publicações Europa-América, 1987. Prémio de Revelação de Ficção 1987 de A. P. E. / I. P. L. L.

«Até que Aconteça», Edições Vercial, 2012, ebook.

 

. Situação Profissional:

Professora Emérita da Universidade de Évora

Área de especialidade: Literatura e Cultura Contemporâneas

Graus Académicos: Doutoramento e Agregação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.

 

. Livros de ensaio:

«A ilusão amorosa na ficção de José Régio», Vega, Lisboa, 1998.

«José Cardoso Pires – Representações do Mundo Social na Ficção (1958-82)», Edições Cosmos, 1999.

«O Adultério no Romance Português dos anos de 60 e de 70 de Novecentos – Representações ficcionais do tema do adultério», Edições Vercial, 2013, ebook.

Outros artigos ensaísticos publicados em revistas académicas. 

 

. Edição:

Membro da Comissão para a edição ne varietur (fixação do texto) da Obra Completa de António Lobo Antunes, Publicações Dom Quixote.

Participação como autora (entre outros) de «Dicionário da Obra de António Lobo Antunes» (2 volumes), Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Lisboa, 2008.

 

. Textos sobre cultura contemporânea no “Diário de Lisboa”.

. Crítica literária no “Semanário” e no Público”.  

 

 

 

 

 

 


 

LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS