2023-06-14, quarta-feira, 18h00:
Apresentação do livro VERDADES SEM MEDO, de Sérgio Oliveira














SINOPSE DO LIVRO DE SÉRGIO OLIVEIRA

VERDADES SEM MEDO


O livro "Verdades sem medo", revela textos que nos convidam a refletir sobre um mundo atípico, disforme e incontornável.

Que nos fala de redes mafiosas, do tráfico de crianças e mulheres, do negócio das drogas, do crime organizado, da violência e do terrorismo, das guerras e do comércio de armas, da fome, da miséria da escravatura da violação e dos maus-tratos. Que nos alerta para a hipocrisia da violação dos direitos humanos, dos assassinos e criminosos que todos os dias cometem os mais violentos crimes contra a humanidade. Que nos recorda o branqueamento de capitais e os petrodólares, a corrupção e a impunidade de justiceiros, oligarcas e ditadores.

É um livro que apesar de denunciar todos estes crimes, nos transmite a esperança de alcançar um mundo de paz, justiça, liberdade e igualdade de direitos entre todos os povos e nações de todo o mundo.

São textos de um homem multidisciplinar, que durante toda a sua vida se bateu, das mais variadas formas e em diferentes frentes, pelo reconhecimento da individualidade de cada um, pelo respeito entre iguais e por uma vida livre e justa em sociedade. Um homem intenso e de causas que acredita num mundo melhor e no ser humano. Numa mudança de atitudes que chegará com o contributo de todos e de cada um de nós.

Nos textos deste livro, e em cada uma das sentidas palavras que o compõem, olhamos e enfrentamos a dura realidade de factos, de números e verdades. Verdades sem medo! Sem medo de ler a realidade. Sem medo de ferir suscetibilidades. Sem medo dos donos do mundo.

Sérgio Oliveira

Autor do livro



O Sérgio, Amigo, pediu-me que escrevesse algo para acompanhar o livro que agora se apresenta. Seguramente não o fez pelo meu inexistente valor literário, nem porque eu o possa fazer melhor que outros. Terá sido, creio, pelo simples facto de termos partilhado durante os últimos muitos anos a mesma frente de luta (contra o preconceito e a ignorância sobretudo), gozando as mesmas alegrias (quando as tivemos), tido as mesmas inquietações e perdas (que não foram poucas), sofrido os mesmos dissabores (que não faltaram).

A meus filhos, o Sérgio apresenta-se como um homem bom. Isso já seria bastante, sobretudo nos dias que passam! Mas, também um homem grande: porque tem um propósito honesto na vida; porque vive numa firme obediência aos valores que tem como certos; porque não se perturba com que os outros possam vir a pensar ou dizer, e ele pensa, diz e faz. Faz! É, ainda, um homem humilde. Com modéstia, sem orgulho, sabe reconhecer as suas limitações – e, ultrapassando-as, lidera sem arrogância, soberba ou prepotência! Mais, tem um coração grande: a sua enorme capacidade de se identificar afectivamente com o outro em sofrimento e de partilhar os seus sentimentos e motivações, transporta-o para um mundo de afectos que nos exorta a sermos melhores. Por isso, e talvez por muito mais, é bem o exemplo do homem que deve a sua grandeza aos obstáculos que teve de vencer!

O livro – são textos que nos convidam a tomar consciência do nosso tempo, feitos com lucidez, assentes em valores duma ética inquestionável. São pensamentos materializados em papel de um jornalista que capta e procura entender os signos duma realidade as mais das vezes ofuscada ou deliberadamente escondida do cidadão comum. Mas são, também por isso, a forma como o seu autor decidiu agir quando se sentiu instigado a intervir. Para mudar um mundo imundo!

Obrigado, meu amigo

Álvaro Pereira

Médico psiquiatra





LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS