Fundamentos neurocognitivos para a compreensão do comportamento leitor no processo educativo".
"Cérebro e Leitura" de Teresa Silveira
Um muito interessante e necessário livro para todos que "saibam ler": Cérebro e Leitura , escrito pela Teresa Silveira, que tendo formação em letras, viajou por outras ciências, até chegar ao cérebro, para através deste compreender e nos explicar os mecanismos, aqui, da leitura.
Num tempo em que muitos, principalmente se nos sessentas e mais - envelhecendo - achamos que os jovens já não querem ler livros, a Teresa Silveira como seu "Cérebro e Leitura", mostra-nos , comprovando cientificamente, que não será bem assim.
Num tempo "digital" e quando a "tendência é de não dar tempo ao tempo", pareceria que a ideia de ler - um livro- estaria em total desuso. Não estará....nos jovens ....e não só.....
Sendo - (não sendo....) - o "uso" a leitura superficial, utilitária, fragmentada, não contemplativa, nem pensadora, tudo um pouco, talvez, use e deite fora.
Talvez não, talvez até o inverso, e o cérebro, os cérebros se excitados e exercitados - bem e com senso...- estarão sempre aptos e voluntariados a ler o livro.
Assim, nunca se perdendo o gosto pelo livro, pela leitura, com este Cérebro e Leitura percebe-se como perpetuar-se e não ter "o" livro lendo e como relíquia.
Logo, leia-se o "Cérebro e Leitura" de Teresa Silveira e "aguardemos pelo menos cem anos" para provar e comprovar que haverá sempre o "eu, leitor" e o Livro a ser lido, pensado, contemplativo, aceite e difundido por cérebros/leitores.