Começou a trabalhar aos doze anos como aguadeiro dos calceteiros nos cais do Poço do Bispo, trabalhou em desaterros, foi servente de pedreiro, cavou vinha nos concelhos de Bombarral e Cadaval, ceifou trigo à leira em Lisboa, foi lavador e lubrificador de automóveis, depois agulheiro, guarda-freio e motorista na Carris.
Preso pela P.I.D.E. em 26 de Fevereiro de 1959, foi condenado no Plenário da Boa Hora a dois anos e três meses de pena maior e a medidas de segurança.
Em 4 de Dezembro de 1961, foi o condutor do automóvel blindado de Salazar na fuga da prisão de Caxias, com António Gervásio, Domingos Abrantes, Francisco Miguel, Guilherme Costa Carvalho, Ilídio Esteves, José Marques e Verdial.
Depois da fuga, foi forçado a mergulhar na clandestinidade, na Checoslováquia e em França, onde conseguiu tirar o curso de torneiro mecânico, profissão que exerceu até ao 25 de Abril.
(“Pássaros de fogo” é uma imagem de Francisco Miguel para a fuga dos presos sob as balas dos guardas prisionais).
Para o jantar (às 19h45m): Inscrições antecipadas na
UNICEPE - COOPERATIVA LIVREIRA DE ESTUDANTES DO PORTO, CRL
Praça de Carlos Alberto, 128-A - 4050-159 PORTO
Telefone 22 205 66 60 - Unicepe@mail.telepac.pt
Para a tertúlia, após o jantar (cerca das 21h30): entrada livre