2015-07-23, quinta-feira, 19h30:

148º Jantar de Amizade UNICEPE

"Amália no mundo", com José Moças, Ramiro Guiñazú, Minda e Victor Castro





No próximo dia 23, quinta-feira, Amália completaria 95 anos.

Vamos homenageá-la no nosso 148º Jantar de Amizade UNICEPE, da forma seguinte:

1. 19h30: Jantar, com inscrições antecipadas, por favor quanto antes melhor, para Unicepe@net.novis.pt

Ementa: sopa de legumes, saladas variadas, bacalhau lascado em cama de grelos e batata a murro + Vitela assada com batata assada e arroz, vinho verde branco, vinho maduro branco e tinto, refrigerantes, águas, cerveja, sobremesas variadas, vinho do Porto POÇAS. Preço: 15,00 €

2. 21h30, com entrada livre:
    a. Apresentação do livro "Amália no mundo - Sinais de uma vida nos sulcos do vinil", do argentino Ramiro Guiñazú, com dois CD com 34 canções em línguas estrangeiras :
      i. Algumas palavras do editor José Moças,
      ii. Idem, do Autor, por teleconferência.

    AMÁLIA NO MUNDO

    Apesar da profusão de discos e livros editados sobre Amália Rodrigues, ao longo das últimas décadas, em especial depois da sua morte em 1999, sabíamos que era possível trazer a público algo até aqui inédito. De facto, a presente obra — o livro que contém cerca de 600 imagens — dá- nos a conhecer a história da discografia de Amália Rodrigues e da sua carreira musical por todo o mundo, retratada através das capas dos seus discos de vinil, editados ao longo de cinco décadas, e através dos quais chegou a todos os continentes.
    Podemos assim afirmar que um dos acontecimentos culturais que irão marcar o ano de 2015 em Portugal é, sem dúvida, o lançamento ao grande público da obra de Ramiro Guiñazú: Amália no Mundo – Sinais de uma vida nos sulcos do vinil.
    Este livro é uma impressionante recolha, nacional e internacional, de toda a obra discográfica de Amália Rodrigues, desde o seu primeiro disco de 1945 até ao álbum Obsessão, o último de Amália, de 1990, passando ainda por compilações, álbuns ao vivo, edições comemorativas, etc.
    São centenas e centenas de edições e reedições lançadas em Portugal, França, Itália, Chile, Argentina, Espanha, Inglaterra, África do Sul, Japão e muitos outros países. São, acima de tudo, centenas e centenas de discos que fizeram de Amália Rodrigues a mais internacional, intuitiva, inteligente e aplaudida das nossas artistas. São centenas e centenas de razões para agradecermos aos céus o termos tido a sorte de ter estado entre nós uma Amália Rodrigues.

    O LIVRO "AMÁLIA NO MUNDO"
    Livro de capa dura, no formato 27x27 cm, 320 páginas em papel couché, profusamente ilustrado, com dois CDS incorporados.

    CD 1: Reunimos neste CD um conjunto de interpretações de flamenco que caracterizaram os primeiros tempos de Amália. São todas elas gravações míticas, que vão desde Ojos Verdes e Los Piconeros, êxitos gravados no Brasil, em 1945, passando por outros clássicos em espanhol, em discos de 78 rotações, como as de Abbey Road, de 1953, Nova Iorque LP (“Fado and Flamenco”) ou, ainda, algumas de Paris, que nos mostram o perfil mais “cigano” de uma artista que sempre se definiu a si mesma como “cantora ibérica”.

    CD 2: Continuando esta recolha de canções do repertório internacional de Amália, englobamos, neste segundo volume, as canções noutras línguas do tempo em que Amália grava para a editora Ducretet Thomson, no período que vai de 1958 a 1960. Do disco “Amália Chante en Français”, destacamos um tema emblemático, "Aïe Mourir Pour Toi”, que Charles Aznavour escreveu exclusivamente para ela, entre muitos outros aqui apresentados.


    b. Programa musical com Minda Araújo e Victor Castro .



Programa

Isaac Albéniz (1860-1909)
Asturias
Agustin Barrios Mangoré (1885-1944)
La Catedral
Prelúdio
Andante Religioso
Allegro
Pot-pourri de Fados (Homenagem a Amália Rodrigues)
+ Fado Malhoa - Gaivota - Nem às Paredes Confesso
Ennio Morricone e Dulce Pontes
*Por Amor a Portugal
Zeca Afonso
*Milho Verde
Tradicional Português
*Marião

*Minda Araújo – Voz
#Victor Castro – Guitarra Clássica
+Arranjos de Victor Castro

Victor Castro - Breve Currículo

O guitarrista, arranjador e compositor Victor Castro nasceu em Angra do Heroísmo, Açores (Portugal). Formou-se em guitarra clássica pelo Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde estudou com o açoriano Carlos Baptista Ávila e com os norte-americanos Steven Rings, Thimothy Jonhson, Miles D. Barford e Eddy Goldz e concluiu os estudos com Roberto Hugo (Uruguai). Além disso, fez masterclasses com os renomados violonistas David Russel (Escócia), Eduard Isaac (Argentina), Costas Cotsiolis (Grécia), Ana Vidovic (Croácia) Marco Pereira (Brasil), Sebastião Tapajós (Brasil) e Fábio Zanon (Brasil).
É licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão – Brasil –, e Mestrando na área da Performance, na Universidade de Aveiro – Portugal.
Tem dois CD gravados. Realizou concertos a solo em Portugal, Alemanha, Estados Unidos da América, Argentina e Brasil. Realizou trabalhos em Portugal com diversos músicos estrangeiros, tais como a violinista Evgenia Soltys (Rússia), o violoncelista Orest Grytsyouk (Ucrânia), o flautista Mikail Roussal (Ucrânia) e o 1º clarinetista da orquestra de Milão, o Apresentou-se com a Orquestra Sinfónica Brasileira e com a Orquestra de Câmara da Escola de Música do Maranhão. É convidado regularmente a participar em festivais de guitarra clássica para concertos e a ministrar masterclasses. Ganhou duas vezes o prêmio “Raphael Rabelo” no Festival Internacional de Guitarra do Piauí, em Fevereiro de 2008 e Dentre alguns destaques da sua carreira podem citar-se a estreia de obras de vários compositores, entre os quais Thimothy Jonhson (USA), Antero Ávila (PT), Thomas Kupsch (GER), Ubiratan Sousa (BRA); o concerto das comemorações do “10 de junho” para Sua Ex.ª o Presidente da República Dr. Jorge Sampaio; convidado do Ciclo de Guitarra da Câmara Municipal de Coimbra e do Festival Internacional Francisco Lacerda; Integral da obra para violão de Lopes-Graça em concerto no Auditório da SPA, Lisboa.
Em 2010 foi distinguido em Lisboa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que lhe entregou o “Prémio Talento 2009” pelas mãos do fadista Camané.
No âmbito da música popular, tem trabalhado com grandes músicos no Brasil e em Portugal. As suas composições têm sido publicados pela editora AvA Musical Editions. Lecionou guitarra clássica no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo (Portugal) por oito anos. Em São Luís – Maranhão, Brasil –, foi professor e coordenador do curso de guitarra clássica na Escola de Música do Estado do Maranhão e professor de Guitarra Clássica na UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Atualmente prossegue os seus estudos na Universidade de Aveiro e ministra aulas particulares e masterclasses, dividindo ainda o seu tempo entre performance a solo e com outros músicos.

e-mail: victorcastroguitar@hotmail.com Telf:55-9899916295 Brasil ou 351 913181832 Portugal



Minda Araújo (Voz e Adufe)

Começou a sua carreira artística no Grupo de Música Popular do Ateneu de Coimbra.
Ex vocalista da Brigada Victor Jara.
Faz parte do Grupo Gente de Alma Portuguesa e da Tuna de os Voluntários de S. João da Madeira.
Vive e trabalha em S. João da Madeira.
http://www.museudofado.pt/personalidades/detalhes.php?id=262


  LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS